COL faz testes operacionais no Mineirão

COL faz testes operacionais no Mineirão

© LOC

A cidade de Belo Horizonte começou a sentir, nesta quarta-feira (24/4), um pouco do clima que viverá durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Pela primeira vez atuando em um dos novos estádios que serão usados nestes dois eventos, a Seleção Brasileira empatou em 2 a 2 com o Chile diante de 53.331 torcedores no Estádio Mineirão, em mais um amistoso preparatório.

Na partida na capital mineira, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (COL) realizou, em conjunto com os órgãos públicos responsáveis, mais uma série de testes operacionais, a exemplo do que aconteceu em Fortaleza no último dia 14 de abril, no clássico entre Fortaleza e Ceará no Estádio Castelão. 

Na partida entre Brasil e Chile, o COL teve participação em 14 áreas operacionais: limpeza de resíduos, serviço ao espectador, catering, competições, tecnologia de informação, protocolo, operações de imprensa, transporte, broadcasting, voluntários, segurança, credenciamento, logística e atendimento médico. Um total de 196 pessoas – todas de Minas Gerais – que participam da fase final do processo de seleção de voluntários para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 deram apoio às equipes do COL. Como parte do processo seletivo, foram observadas a atuação e motivação destes candidatos.

O CEO do COL, Ricardo Trade, avaliou como positivos os testes em Belo Horizonte. “Estamos felizes. É claro que existem coisas a evoluir, e é assim mesmo que funciona. Essas avaliações servem para vermos se tudo está saindo como planejado. E é para isso também que a FIFA pede para que os estádios sejam entregues no prazo. É para garantir que tudo dê certo durante as competições”, disse Ricardo Trade.

Seguindo o padrão de atendimento a jornalistas que será utilizado na Copa das Confederações e na Copa do Mundo da FIFA, a área de operações de imprensa fez o gerenciamento das áreas de mídia, como a tribuna de imprensa, salas de trabalho e coletiva, zona mista e as posições de fotografia no gramado. 

As operações do COL na capital de Minas Gerais aconteceram antes, durante e depois do jogo da Seleção Brasileira, encerrando uma série iniciada no último final de semana. Na segunda-feira, equipes das áreas de transporte (Aeroportos), Logística, Competições, Comunicação e o Team Liaison Officer (TLO) do Chile acompanharam a chegada das delegações brasileira e chilena ao Aeroporto de Confins. Na ação relacionada à equipe chilena, o time do COL observou e apoiou o desembarque dos jogadores, a checagem de documentação e bagagens, a operação de alfândega, além do deslocamento da delegação para a concentração.

O próximo evento-teste com a participação do COL acontece no dia 28, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no clássico Vitória x Bahia pelo Campeonato Baiano.

Add Comment