Confira a agenda do papa Francisco em seu quinto dia no Rio

Philippe Azevedo

No começo desta sexta-feira (26), o Papa Francisco fez uma missa privada na residência de Assunção, onde o pontífice está hospedado, no Sumaré, Zona Norte do Rio. O local funciona como casa de repouso de católicos e servirá de hospedagem ao Santo Padre até domingo (29).

A partir das 10h, o papa deve ir ao parque municipal Quinta da Boa Vista, onde receberá confissões de cinco jovens de diferentes continentes. A informação é que o pontífice recebeu três brasileiros, um italiano e um venezuelano. De lá, ele segue para o Palácio São Joaquim, onde se encontrará com cinco detentos. Após o encontro, ao meio-dia, o pontífice fará a oração do Angelus Domini do Balcão Central do palácio.

Também no Palácio São Joaquim, por volta das 12h15, Francisco saúda o Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude e os patrocinadores do evento. Às 13h, o pontífice vai almoçar com jovens de cinco continentes no Salão Redondo, no Palácio. Para a refeição, foi preparado um prato com um toque brasileiro: arroz com abóbora e filé recheado com queijo provolone e aspargos na manteiga.

No fim da tarde, às 18h, o para Francisco deve discursar durante a Via Sacra, um dos atos centrais da Jornada. A Via Sacra terá 14 estações que mostrarão o sofrimento de Jesus, “as dores” presentes na sociedade de hoje e a representação do percurso feito por Cristo, antes de ser crucificado. A atriz Cássia Kiss vai interpretar a virgem Maria.

O cenário foi montado na avenida Atlântica, na orla de Copacabana, e vai remontar a cidade antiga de Jerusalém, comum percurso usado nas procissões do século 16.  O palco terá capacidade para 1.500 convidados sentados e estará localizado na altura da praça do Lido. Cerca de 20 cadeirantes estarão no palco representando os portadores de deficiência.

A missa de acolhida celebrada pelo papa Francisco nesta quinta-feira (25) levou cerca de 1 milhão de pessoas à praia de Copacabana, segundo estimativas do Vaticano. Durante a cerimônia, o pontífice elogiou o comportamento dos fiéis, que mesmo com chuva e frio compareceram em grande número à Jornada Mundial da Juventude.

Add Comment