JMJ Rio2013 desafia jovens a fazerem o maior flash mob do mundo

Por Edson Guidoni, com Agência Brasil

Na manhã do domingo, 28, jovens do mundo inteiro dançarão juntos para homenagear o Papa Francisco e toda a Igreja, no Campus Fidei, em Guaratiba. O desafio é fazer deste o maior flash mob do mundo. Flash mob é a coreografia repetida por um número elevado de participantes e já foi usada em várias partes do mundo para fazer reivindicações sociais, grandes homenagens a pessoas que se destacaram em alguma atividade ou para demonstrar sentimentos. Agora a figura central é o papa Francisco.

Em tempo de tanta tecnologia na comunicação entre as pessoas, a internet ajuda a divulgar os passos da dança e a mobilizar cada vez mais gente para a apresentação. A partir daí, vale uma fórmula antiga, o boca a boca. O vídeo com a coreografia, criada especialmente para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pode ser visto em todas as partes do mundo. Por isso, o diretor artístico da programação do Campus Fidei, Edson Erdmann, acredita que enquanto os jovens estiverem se apresentando para o papa, o flash mob pode ser replicado em outros locais e assim não se pode calcular o número de participantes. “É bem possível, não é calculado. Isso é uma grande manifestação de alegria e de união de pessoas que estão pensando igual”, declarou.

Gláucia Geraldo, uma das criadoras da coreografia, disse que a apresentação vai durar quase três minutos. Para o coreógrafo Fly, que participa do vídeo onde ensinam a coreografia, a energia dos participantes é contagiante. “Quando você une a força de vontade das pessoas com a energia, que o papa transmite para elas, a coreografia é o de menos. As pessoas estão com uma energia tão boa, que você fica empolgado. Eu trabalho com isso há anos, mas quando vejo garotada, essa energia é muito bacana”, explicou.

Confira o vídeo oficial em que Gláucia Geraldo e Fly ensinam os passos da música “Francisco”, criada especialmente para o flash mob. Para baixar a música, clique aqui.

Add Comment