Mesmo sob muita chuva, mais de 15 mil pessoas vão às ruas de Joinville para protestar

Joinville/Cléber Gomes

Por Yan Pedro

As ruas do centro de Joinville, maior cidade do Estado de Santa Catarina, ficaram tomadas por mais de 15 mil pessoas na noite desta quinta-feira (20). A maioria era estudante, que protestava contra os gastos excessivo para a Copa do Mundo, a PEC 37, a má administração dos governantes do dinheiro público entre outras questões. A Policia Militar, que acompanhou o ato, não registrou nenhuma ocorrência. 

A passeata começou 25 minutos antes do previsto, às 18h35. Um grupo com instrumentos musicais e uma grande faixa preta seguiu da Praça Bandeira, ao lado do Terminal Central de Ônibus, para a rua Princesa Isabel. Na sequência, passaram em frente a empresa Passe Bus. Durante a caminhada, os manifestantes convocavam quem os assistia de prédios. “Vem pra rua”, gritavam.

Quando o grupo chegou ao Terminal Central, todos já estavam encharcados pela forte chuva que caiu em Joinville durante o dia inteiro  As empresas Transtusa e Gidion, que dividem o transporte público da cidade, cancelaram as linhas em direção ao centro por pelo menos duas horas. Dentro do local, eles gritavam em tom de comemoração: “Ah, uhu, o terminal é nosso!”.

Com cerca de duas horas de caminhada, os mais de 15 mil seguiram para a Prefeitura Municipal. Com todos reunidos, o hino nacional foi entoado de forma emocionante. Ao final, a multidão se dispersou. Um grupo de cerca de seis mil pessoas ainda seguiu para a Câmera de Vereadores.

Joinville

Add Comment