Militares se reúnem para avaliar possível alternativa para Papa ir à Aparecida

(Foto: Ilustração)

Philippe Azevedo

Na manhã desta terça-feira (23) militares realizam uma reunião no Rio de Janeiro, para avaliar uma forma alternativa do Papa Francisco ir à Aparecida na quarta-feira (24) devido ao mau tempo do Rio e São Paulo.

Segundo a agenda oficial do pontífice, na quarta-feira (24), ele vai visitar o Santuário Nacional de Aparecida a partir das 9h30. Por volta das 10h30, o Papa realiza uma missa na Basílica, item importantíssimo na agenda do Francisco.

O pontífice seria deslocado de helicóptero até São Paulo ou até mesmo uma aeronave, mas devido ao mau tempo, uma das possibilidade avaliadas é de que o trajeto, de cerca de 260km, poderia ser feito via terrestre. Ou ainda a decolagem no Rio e o pouso da aeronave em Aparecida ou em alguma cidade próxima ser feita mesmo apenas operando em condições visuais.

A reunião, de rotina, avalia possibilidades alternativas para o deslocamento até à Aparecida, já que a situação do tempo pode piorar, segundo o coronel Luciano Pinto, do Comando Militar do Leste.

Participam da reunião integrantes da Força Aérea, oficiais que atuam na coordenação operacional e de transporte do Papa e o general José Alberto da Costa Abreu, coordenador de Defesa de Área do Rio de Janeiro e que será responsável pela visita do Pontífice em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, no sábado (27) e domingo (28). A reunião começou por volta das 10h e não havia previsão de horário de término.

A segurança do Papa na cidade do Rio é de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, e Polícia Federal, encabeçados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.

Add Comment