Onde é mais frio? No Pólo Norte ou no Pólo Sul?

No quesito frio, o Pólo Sul ganha do Pólo Norte. Acredite, no Pólo Sul a temperatura média durante o verão não passa dos 35ºC negativos. Já no Pólo Norte as temperaturas médias chegam a 0ºC no verão.

O Pólo Sul fica na Antártida, considerado o continente mais frio, alto e com mais vento do mundo todo. O Pólo Sul fica a 2.992 metros de altitude e a região apresenta uma camada de gelo mais espessa do que a do Pólo Norte.

No Sul, 99% do continente é coberto por gelo. No decorrer do ano, a temperatura média no Pólo Sul é de 49,3ºC negativos, e pode chegar a 80ºC negativos durante o inverno.

Já no Pólo Norte, a temperatura anual varia entre 0ºC e 32ºC negativos. As principais diferenças entre essas duas regiões do planeta estão relacionadas ao efeito da continentalidade, a proximidade com a costa, a camada de gelo que flutua sobre o mar, as correntes marinhas e ao calor da luz solar refletida para o espaço.

No Pólo Sul, o gelo reflete para o espaço 90% da energia solar que recebe. Essa energia não é absorvida na superfície e torna a região mais fria.

 

Add Comment