Os 2 Grandes Pilares do Poker!

Fala galera, blz?!

Hoje eu vou explicar um pouco sobre os 2 grandes pilares do poker. São eles: A MATEMÁTICA E A PSICOLOGIA.

Vamos começar pela matemática, mas antes, eu queria tirar uma dúvida, pois ouvi de muitas pessoas o seguinte: “Poker é matemática, né?” . Sim e não. Vou explicar melhor. Não é porque tal pessoa é bom jogador que ele é muito bom em matemática e muito menos aquele cara que é muito bom em matemática que ele será bom jogador de poker. E como diz o título, poker também tem a piscicologia.

matematica

A verdade, é que, a Matemática é um pré-requisito do poker, ou seja, você precisa entendê-la para ser um bom jogador, mas não necessariamente precisa ser um expert no assunto.

Saber a “matemática do poker” é o principal. Mas o que seria isso? Entender as probabilidades de cada jogo a ser formado e o quanto deve investir fazendo a relação entre o risco e a recompensa.

matematica-2

Por exemplo: Você tem KJ de copas. com A27 flop e 9 turn sendo A e 7 de copas. Pote está em 10.000 fichas e o vilão aposta 1.500. Vale a pena pagar? Esse tipo de matemática que você deve saber. Sim, vale a pena pagar, porque o pote tem 11.500 e você tem que pagar 1.500 pra ver se acerta o flush no river. 1500/11.500 = 13%. Você tem que pagar 13% do pote e suas chances de acertar o flush é de 19,5%. Então neste caso você deve pagar, pois no longo prazo você ganhará 6,5%. Isso, com a prática, ficará automático na sua cabeça. Mas, sim, tem que praticar e estudar!

Já a psicologia, que eu considero o pilar principal do Poker, é muito mais complexa. Claro que, dentro do poker , um não anda sem o outro, pois é impossível. Agora, porque eu falo que a psicologia é tão importante? Porque poker é um jogo de mentes que envolvem cartas e não o contrário.

 

psicologia-2

Todas as vezes que você joga uma mão, você está envolvido mentalmente, mesmo que você desista dela pré-flop, pois por algum motivo você desistiu daquela mão ou alguém o fez desistir dela.

 

Por exemplo: blinds 100/200 e eu aposto 500 com K9 em MP (Midle Position). Chega em você  que está no big blind e completa os 500 de 78 de naipes iguais. Flop vem AQ8. Eu aposto 700 e você acaba largando a mão. Agora, por quê eu apostei de novo se eu não acertei nada? E por quê você desistiu ganhando? (Neste caso sem saber, claro). Isso, porque, sendo agressor da mão, eu simulei que eu tinha um jogo alto no pré-flop. Vindo um flop favorável como esse, com cartas altas e principalmente o Ás, eu sei que vou fazer você acreditar apostando mais uma vez no flop. Neste caso não importa o que eu tenho na mão, e sim, o que eu represento.

psicologia

Portanto, no poker, você estará cruzando 100% das vezes com a psicologia e a matemática, pois mesmo no exemplo que eu dei acima, eu teria que calcular o quanto apostar no flop pra fazer você acreditar que eu tinha um jogo maior e fazer você largar, e nisso, também envolveu a matemática, concorda?

meta-game-2

Espero que tenham gostado e até a próxima pessoal!!!

Grande abraço

 

Add Comment