Papa Francisco vai desfilar de carro aberto pelo centro do Rio

Philippe Azevedo

O trajeto do Papa Francisco foi mudado de última hora, a pedido do Vaticano. A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que o pontifique quando chegar ao Brasil na segunda-feira (22), em carro fechado, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro da cidade, e de lá vai de papa-móvel, em jupe aberto, até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade.

Em seguida, o pontífice continua em carro fechado até o Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar), no Castelo, e depois, por razões de segurança, vai de helicóptero até o Palácio da Gunabara, onde será recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades.

A decisão da modificação do trajeto de última hora foi tomada após negociação entre os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e autoridades brasileiras. A operação começará às 0h, proibindo inicialmente o estacionamento no centro da cidade, onde o papa deve chegar por volta das 17h. O trânsito será interditado a partir das 15h.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse em entrevista coletiva que rejeitou a ajuda do policiamento federal da presidente Dilma Rousseff. Cabral diz acreditar na Polícia carioca.

Com dados divulgados, serão deslocados mais de 10 mil policiais, entre eles federais, militares e civis para a segurança do Papa Francisco. Mascarados e cartazes relacionados a protestos serão barrados.

Add Comment