Para melhor segurança do Bolsa Família, governo cadastra celulares de beneficiários

Por Philippe Azevedo

Nesta quarta-feira (17), o Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma nota informando que os beneficiários do Bolsa Família terão os celulares cadastrados para melhorar a segurança do ‘Bolsa Família’. Por sua vez, os beneficiários devem atualizar o número do celular no CardÚnico (Cadastro Único).

A medida visa avisar os beneficiários de forma rápida e direta a familiares sobre a situação cadastral, vacinação e a frequência escolar.

De acordo com o ministério, os telefones celulares de todos os gestores municipais do programa também serão atualizados , “o que possibilitará rápida comunicação aos fins de semana, caso necessário”.

O anúncio que pretende melhorar a segurança do programa, foi feito cinco dias após a conclusão das investigações da Polícia Federal de que o boato sobre o Bolsa Família teve origem espontânea.

Em maio, boatos sobre o fim do programa levaram milhares de beneficiários às agências bancárias da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício. Só no fim de semana, o banco registrou mais de 920 mil saques de beneficiários.

“Os fatos ocorridos possibilitam ensinamentos e revelam a necessidade de aprimorar ainda mais os mecanismos de gestão e de monitoramento do programa, bem como de aperfeiçoar e agilizar a comunicação com os beneficiários e gestores por meio de telefones celulares, mensagens de texto, redes sociais e outros mecanismos de fácil e rápida difusão de informações”, diz o ministério em nota.

Os benefícios do Bolsa Família começam a ser pagos na próxima quinta-feira (18) e os saques poderão ser feitos conforme o calendário de pagamentos, que obedece ao último número do cartão do beneficiário.

Add Comment