Preparativos para a JMJ Rio2013 estão em fases finais

Por Edson Guidoni

Faltam apenas 6 dias para a o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que vai reunir jovens católicos de todo o mundo para se encontrarem com o Papa Francisco. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Os preparativos para o evento já estão em fases finais. No Campus Fidei, em Guaratiba, acontecerão os dois últimos eventos – a Vigília, no dia 27 de julho, e a Missa de Envio, no dia 28 – que terão a presença do Papa Francisco. O Campus terá uma mega estrutura para receber os peregrinos de todos os cantos do planeta. O terreno tem área total de 1,362 milhão de metros quadrados. Além do palco, onde Francisco estará junto de 750 convidados, a arena contará com lanchonetes, banheiros, torre de vigilância e bebedouros. Os peregrinos também vão poder comprar produtos oficiais da JMJ Rio2013 na Loja Oficial. 33 telões de led estarão espalhados pela arena para que fiéis mais distantes possam acompanhar o que está acontecendo no palco.

Em meio a tanto trabalho, o clima é de emoção entre os operários. Marco Antônio Silveira é responsável pela montagem das divisórias dos “estandes”, como as lanchonetes, os postos médicos, entre outros. Para ele, trabalhar nas obras está sendo uma experiência única, com muitos aprendizados. “É um megaevento. Então, isso para nós só nos engrandece no trabalho, sabendo que, de alguma forma, a gente contribuiu um pouquinho para o Papa fazer um ótimo evento”, disse.

Os dois papamóveis que farão o transporte do Papa Francisco durante a Jornada já chegaram ao Rio de Janeiro, no início da tarde desta segunda-feira, 15.

Quem está nos preparativos também é a equipe comandada pela Irmã Zilá, superiora do Palácio São Joaquim, local onde acontecerá um almoço especial do Papa Francisco com 12 jovens representantes dos cinco continentes. A refeição acontecerá na sexta-feira, 26, no Palácio que é a residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom Orani João Tempesta.

Para a ocasião, a cozinheira programou um prato especial: arroz com abóbora, invenção dela, filé recheado com queijo provolone e aspargo na manteiga. Para beber, vinho, e de sobremesa, o Papa e os jovens terão três opções, uma delas será mousse de maracujá. Segundo a Ir. Zilá, a sobremesa foi um pedido da comitiva do Vaticano, que alegou que todos que vêm ao Brasil e provam o mousse, gostam.

Add Comment