Relógio impresso em 3D usa sol para mostrar as horas

Muito antes de existir relógios digitais, nossos ancestrais utilizavam o chamado relógio solar, um dispositivo que informava a hora do dia de acordo com a posição do sol no céu. No geral, eles são mais difíceis de ler do que os nossos meios modernos de marcar o tempo – até agora.

Mojoptix, uma loja no site de venda Etsy (um “mercado livre” europeu), criou uma versão impressa 3D de um relógio que exibe as horas no formato digital  enquanto muda e posição de acordo com o sol.

relogio1

Chamado de “Sundial Digital”, o relógio é construído com uma peça de plástico com vários buracos para mostrar as horas em números. Para descobrir o posicionamento preciso, o criador teve que calcular o ângulo do sol conforme ele atravessa o céu, o que permite o dispositivo mostrar o tempo aproximado. Porém, apesar de ser um produto bem interessante remetendo as origens de marcações de tempo, o produto tem suas limitações: apenas mostra horários entre 10 da manhã e 4 da tarde em intervalos de 20 minutos.

É possível comprar o relógio solar digital através do Etsy e vem com um kit que o próprio usuário pode montar. Para quem possui uma impressora 3D é possível baixar os arquivos e imprimir o relógio em casa/no trabalho.

relogio2relogio3

Fonte: My Modern Met

creativeDTLOGO2-e1416597059916

Equipe D&T

Add Comment