Saiba quem pode se vacinar contra a gripe

Na segunda-feira (15), o governo federal inicia a campanha nacional de vacinação contra a gripe.  Neste ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público-alvo (confira abaixo quem faz parte do grupo de risco).

No ano passado, a meta foi superada e 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representa 86,3% do grupo prioritário. O objetivo da vacinação, segundo o ministério, é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

A imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado, ou seja, H1N1, H3N2 e influenza B. A proteção inicia-se após o 15º dia que a pessoa foi vacinada e dura de nove a doze meses.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Grupo de risco

Idosos com 60 anos ou mais

Crianças de seis meses a dois anos

Indígenas

Gestantes

Pessoas privadas de liberdade

Profissionais de saúde

Mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério)

Pacientes crônicos, que envolve doença respiratória crônica, diabetes, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, imunossupressão, doença neurológica, obesidade grau III e pessoas transplantadas (órgãos sólidos ou medula óssea)

Fonte: R7

Add Comment