Semáforo inteligente em prol dos idosos e deficientes

Com cada vez mais carros nas ruas e mais motoristas incomodados com o trânsito constante, é inevitável que inúmeros acidentes ocorram. As ruas mais perigosas se tornam o motivo pelo qual diversos idosos e deficientes corram perigo na hora de atravessar por andarem mais devagar.

Uma campanha que ocorreu em Curitiba instalou vários semáforos inteligentes para ajudar com esse problema do cotidiano. O sistema para melhorar a segurança de idosos e deficientes foi uma parceria com a agência OpusMúltipla e o Setran, que alterou o tempo de duração de alguns semáforos em prol dos pedestres.

semaforo2

Antes foram feitas pesquisas para descobrir quanto tempo um idoso entre 60 e 90 anos leva para atravessar a faixa de pedestre com aproximadamente 500 participantes. Descobriu-se que a velocidade média desse grupo é de 18 segundos – pessoas mais jovens tendem a levar 12 segs. Foram instalados, em abril de 2015, 120 semáforos inteligentes no total em 31 pontos diferentes da cidade, permitindo que os idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade pudessem utilizar o próprio cartão de transporte para acionar os segundos a mais para atravessar com segurança.

Assista ao vídeo da campanha aqui.

Fonte: Aglomerando

creativeDTLOGO2-e1416597059916Equipe D&T

Add Comment